terça-feira, 5 de novembro de 2013

Projeto em discussão

Crédito: Desirée Ferreira / CMPA

Entrou em Discussão Preliminar na Câmara, o projeto de lei complementar do Vereador Villela, que prioriza a fiscalização de árvores em parques e praças com grande circulação de pessoas, no município de Porto Alegre. O projeto prevê a ampliação do rol de competências do Sistema Municipal do Meio Ambiente (Sismam) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam). Segundo Villela, a necessidade de implantar vistorias periódicas é grande, devido ao número de árvores existentes na Capital.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
A iniciativa se deu devido ao envolvimento do vereador com questões ambientais - como a criação da Secretaria do Meio Ambiente (Smam); da Lei do Impacto Ambiental; de Parques e praças; e de milhares de árvores plantadas – e também pelo fato ocorrido no mês de agosto, da queda de uma árvore no Parque da Redenção. Para Villela, ainda que seja preciso buscar novas formas de monitoramento e aumento de fiscais, devem ser prioridade os espaços públicos de grande circulação de pessoas, como é o caso de parques e praças da Capital – Farroupilha (Redenção), Moinhos de Vento (Parcão), Frederico Arnaldo Balvé e Carlos Simão Arnt (ENCOL) –, onde costumam ser realizadas atividades promovidas tanto pelo Poder Público como por entidades civis. O projeto agora segue para as Comissões da Casa para ser votado em seguida.

Repercussão na mídia

Por ser um assunto de grande relevância e por haver novos casos recentes de quedas de árvores na Capital, o projeto de Villela ganhou destaque na mídia por meio de notas, entrevistas e reportagens nos jornais Metro e Zero Hora (coluna da Rosane de Oliveira), e na Rádio Bandeirantes.

Para mais informações sobre o projeto, acesse: http://projetos.camarapoa.rs.gov.br/projetos/119987.

Nenhum comentário: