segunda-feira, 17 de março de 2014

Câmara de Porto Alegre promove a Semana da Mulher

Uma semana de programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
Foto: Francielle Caetano / CMPA

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ganhou nesta semana uma programação especial, promovida pela Câmara Municipal de Porto Alegre. Desde o sábado (08.03), ações culturais e legislativas foram realizadas em diversos pontos da Capital.

O evento, organizado pelas sete vereadoras da Capital - Any Ortiz (PPS), Fernanda Melchionna (PSOL), Jussara Cony (PCdoB), Lourdes Sprenger (PMDB), Mônica Leal (PP), Séfora Mota (PRB) e Sofia Cavedon (PT) -, em parceria com a Seção de Memorial e a Assessoria de Relações Públicas recebeu apoio dos movimentos de mulheres, partidos políticos e Fórum de Mulheres.

Dentro da programação estava prevista a vigília pela aprovação do projeto de lei que institui a Política Municipal de Formação e Capacitação continuada de Mulheres para o Mundo do Trabalho, proposta pela vereadora Jussara Cony (PCdoB). O projeto, que recebeu voto favorável de Guilherme Socias Villela e dos outros 36 vereadores da Casa, foi aprovado na sessão de segunda-feira (10.03). Também foram aprovadas as emendas que disponibilizam um maior número de cursos que visam à formação técnica das mulheres em todas as áreas profissionais, bem como as que asseguram reserva de, no mínimo 50% das vagas em programas de capacitação existentes, dando prioridade às mulheres chefes de família ou vítimas de violência doméstica.

Conforme a proposta e suas emendas, o Executivo Municipal deverá reservar para as mulheres metade das vagas em programas existentes em parceria com as esferas estadual e nacional, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho. O objetivo é a formação técnica das mulheres em todas as áreas profissionais que compõem o mundo do trabalho.

Na sessão de quinta-feira (13.03), o período de Comunicações Temáticas foi marcado pela discussão do tema “As Reformas que Queremos”. O encontro contou com a presença de representantes do movimento feminino que discursaram sobre mudanças políticas, urbanas e na comunicação no Brasil. Na ocasião, vereadoras e vereadores da Casa também se manifestaram sobre o tema.



Nenhum comentário: