segunda-feira, 2 de junho de 2014

Prefeitura apresenta cumprimento das metas fiscais

Reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor)
Foto: Leonardo Contursi/CMPA

A reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da última terça-feira (27.05) foi marcada por Audiência Pública que teve como objetivo avaliar o cumprimento de metas fiscais do Executivo no 1º Quadrimestre de 2014.

Presentes no encontro, o secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, e a secretária municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento, Izabel Matte, foram os responsáveis por apresentar os resultados aos presentes. Iniciando pelas receitas, Bertoncini mostrou que houve um acréscimo de 3,56% em relação ao mesmo período de 2013, que representa a soma de R$ 1,7 bilhão.

As despesas do município se mantiveram estáveis, assim como as receitas tributárias (ICMS, ITBI e FPM). Entre as despesas, a área da saúde é a que mais apresenta gastos na Capital, representando 6,46%. Na avaliação final, o resultado orçamentário mostrou um crescimento de 18,93% de 2013 para 2014.

Presente na audiência, o vereador Guilherme Socias Villela, levantou uma questão importante sobre a Previmpa, perguntando ao secretário como ele encara as previsões para o órgão, considerando que é crescente o número de aposentados atualmente. Bertoncini revelou que existe sim uma preocupação com a previdência e que têm sido feitos estudos para minimizar o impacto, mas que esse é um planejamento a longo prazo. Segundo estimativa do secretário, atualmente são repassados ao órgão cerca de R$ 30 milhões mensais.

A audiência foi prestigiada por alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), acompanhados da professora da Faculdade de Economia Rosa Ângela Chiesa que, há mais de dez anos leva os estudantes para acompanhar a apresentação das metas fiscais na Casa.

Por esse motivo, ao fim do encontro, a Comissão decidiu protocolar uma homenagem à professora.

Nenhum comentário: