terça-feira, 1 de julho de 2014

Sanchotene é Cidadão de Porto Alegre

Câmara Municipal concedeu o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre ao ex-prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice
Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA

Em sessão solene realizada na terça-feira (24.06), a Câmara Municipal concedeu o título honorífico de Cidadão de Porto Alegre ao ex-prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice. Compareceram ao evento o vereador Guilherme Socias Villela, além de familiares, amigos e autoridades como o prefeito José Fortunati e o procurador-geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga.

Amigo de Sanchotene desde a mocidade, Villela apresentou congratulações ao homenageado e destacou que a cidade de Uruguaiana pode ser dividida entre antes e depois de Sanchotene, comparando a gestão dele com a do prefeito Rudolph Giuliani da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. “Das suas obras, quero fazer apenas uma observação. Sanchotene mudou Uruguaiana, onde lojas e casas também foram mudando seu aspecto, como dizem os economistas, em um efeito demonstração. As imagens da cidade foram mudando tal qual os espelhos do universo labiríntico da literatura de Jorge Luis Borges”, ressaltou o vereador.

Em seu discurso, o homenageado também lembrou de sua infância com Villela: “Cumprimento aqui, meu querido amigo de infância e extraordinário prefeito de Porto Alegre, Villela. Nós chegamos na Capital aos 18 ou 19 anos, onde nunca esquecemos a nossa Uruguaiana, e nunca esquecemos as nossas grandes oportunidades de conviver juntos. É interessante como nós torcemos muito um pelo outro, desde meninos. Quando Villela promovia grandes mudanças na capital, nas obras civis mais difíceis e custosas, lá estava eu compartilhando e me orgulhando dele, torcendo pelo seu êxito”.

Sanchotene Felice é doutor em ciências econômicas, foi deputado estadual, secretário de Estado e prefeito de Uruguaiana. Também foi autor do projeto que originou a Lei dos Transplantes de Órgãos.

Nenhum comentário: