segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Prefeitos de Porto Alegre são lembrados na Câmara

Durante homenagem na Câmara Municipal de Porto Alegre
Foto: Vicente Carcuchinski/CMPA.

Em alusão ao aniversário de 241 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre, comemorado no dia 06 de agosto, o Período de Comunicações Temáticas da última quinta-feira (04.09) trouxe o assunto “As Administrações Municipais 1952 – 2014, Feitos e Fatos”. Apresentada pelo advogado e consultor Antônio Augusto Mayer dos Santos, a palestra focou nos principais prefeitos da Capital, entre eles o vereador Guilherme Socias Villela, que assumiu o mandato de prefeito por oito anos.

Nas décadas de 70 e 80 Villela realizou importantes obras e ações para Porto Alegre, dentre as quais podem ser citadas a criação da primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente - pioneira no Brasil -, a criação da Lei do Impacto Ambiental, a criação do Brique da Redenção, a criação do Parque Marinha do Brasil, a implantação dos Corredores de Ônibus e Taxi-Lotação, e outras tantas.

Embora o enfoque da palestra tenha sido a administração de outros prefeitos, Mayer enalteceu a gestão de Villela lembrando que foi ele quem deu continuidade às obras iniciadas por Thompson Flores marcando historicamente a Capital. Lembrou de realizações como a Secretaria de Planejamento e da Procuradoria Geral do Município, e encerrou dizendo que Villela iniciou em Porto Alegre o período de redemocratização.

Mayer é professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito Eleitoral da Escola Verbo Jurídico, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A palestra foi uma iniciativa conjunta da Escola do Legislativo Julieta Battistioli e do Memorial.

Nenhum comentário: